Receba Grátis as postagens

GENTILEZA GERA GENTILEZA

,

Alguém duvida que gentileza gera gentileza? A frase até nos faz lembrar do profeta Gentiliza, que na década de 80 tornou-se conhecido pelas suas famosas inscrições nas 56 pilastras do viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio.

Você sabe qual é o significada da palavra gentileza? Significa cortesia, amabilidade, bom tratamento. Muitas pessoas se desculpam dizendo que não tem tempo para essas coisas. Mas, sempre devemos ter tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, mesmo que tenhamos que dirigir àquelas pessoas de coração endurecidos e longe de apresentar boas maneiras.

Na verdade, a gentileza depende do hábito. É preciso cultivá-la sempre, o tempo todo. Há várias formas de cultivar esse hábito, mas é preciso ter muita disciplina e força de vontade. E podemos afirmar que cada vez mais existem menos pessoas que praticam gentileza. Podemos citar como exemplo o fato de que é cada vez mais raro ver as pessoas ajudando outras a carregar sacolas, a levantar objetos caídos, a ceder o lugar no ônibus, um idoso a atravessar a rua e por aí vai.

Devemos ter a noção que nossos exemplos são seguidos por nossos filhos e fica difícil chamar a atenção quando não agimos de tal forma.

Ainda que você não acredite na capacidade e no poder da gentileza, ainda que ache que tudo isso é um exagero, estará presenteando a si mesmo. E viver de bem com a gente mesmo é um grande passo para viver de bem com toda a humanidade.

2 comentários:

  1. Olá Jorge Luiz,beleza de texto. Perfeito. Parabéns!!! Eu lembro do profeta Gentileza, lembro dele nas ruas do Rio.Na época não davam valor ao que ele pregava, infelizmente. Certa vez li uma entrevista de um professor italiano que dizia:
    “Nossa qualidade de vida depende da nossa habilidade para nos relacionar”, que passa sempre pela gentileza, a civilidade, o respeito pelo outro, a cortesia". Escrevi até um post sobre o asunto. Verdade pura,não é? Aproveito o tema para agradecer a sua gentil visita e por estar entre os amigos que me seguem. Gostei do seu blog e já fiquei por aqui .Estou levando seu blog para a minha lista de preferidos, O.K.?

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Amei o texto!
    Parabéns!
    Aline.

    ResponderExcluir

Precisando de Serviços de despachante? Procure "J.P Despachante"

Realizamos:

Contrato de locação, Alteração Contratual, Distrato Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Legalização de Empresas, Certidões, Procurações, Escritura de Imóveis, Escritura de Doação, Inventário Extrajudicial, Divórcio Extrajudicial, União Estável e Sicaf.

Contatotos: (21) 3361-1490/7706-8090/id 12*343942
E-mail: lupepereira@ig.com.br
 

Mente Aberta Copyright © 2013 | Template design by Jorge Luiz | Powered by Blogger Templates