Receba Grátis as postagens

Escolhas definem nossos caminhos

,
Semanalmente recebo alguns artigos publicados pelos site http://www.lideraonline.com.br, que me identifico muito e possui textos muito interessantes. Segue abaixo um que decidi dividir com vocês.



As decisões e atitudes que tomamos no dia a dia tanto da nossa vida pessoal como na vida corporativa nem sempre são as ideais ou aquelas que gostaríamos de tomar. Às vezes queremos fazer certas escolhas para atingir determinados objetivos e, na prática o que fazemos é o oposto. Um dos livros que me inspiram é a “A Grandeza de Cada Dia”, do querido fundador da FranklinCovey e falecido recentemente Stephen R. Covey. Na obra ele nos ensina a como tomar as rédeas da vida e não deixá-la simplesmente nos conduzir.
Mas, porque precisamos tomar as rédeas de nossa vida? Uma pesquisa coordenada com 350 mil pessoas na África, Ásia, Europa e Américas Latina e do Norte revelou que apenas 30% do tempo das pessoas, em geral, é dedicado a prioridades e coisas importantes. Os outros 70% são para urgências e assuntos irrelevantes. Mas como virar esse jogo e cumprir aquilo que estamos dispostos a fazer? A meta é tentar alcançar os resultados que realmente importam e, isso em diferentes áreas de nossas vidas.
O que realmente importa dentro dos vários papéis que desempenho? Para atingirmos a satisfação no trabalho é necessário buscar um significado, mas na rotina frenética em que estamos mergulhados é muito fácil distrair-se com coisas menos importantes. O Prof. Dr. Joseph R. Sizoo certa vez afirmou: “Ao procurar ganhar a vida, muitos não deixam espaço para ela”. Portanto, para obter o senso de realização que desejamos, precisamos parar um instante para desenvolver a imagem clara dos sonhos, das prioridades e das metas que tenham significados mais duradouros.
Sem foco, coragem, autoconfiança e disciplina não conseguimos atingir nossas metas. Devemos assumir o controle de nossas responsabilidades para a concretização de nossos objetivos. Gosto da frase de Harvey Mackay, empresário americano, autor de vários best-sellers: “Decida quais são suas prioridades e quanto tempo vai gastar com elas. Se não fizer isso, outra pessoa o fará”. Não podemos controlar todas as coisas. Alguns acontecimentos causam pouco ou nenhum efeito. Outros nos golpeiam com força. Mas diariamente fazemos a escolha: ser levados ao sabor das marés e das correntes do dia ou assumir a responsabilidade de definir nossas ações e destinos.
O elemento mais importante que colocamos em qualquer objetivo ou relacionamento significativo não é o que dizemos, fazemos ou temos, mas quem nós somos. Alguns princípios reforçam a nossa capacidade de desenvolvimento interior, como a integridade, a honestidade, a humildade, a gratidão e a felicidade.
Fazer aquilo de que se gosta pode gerar grandes frutos, na verdade, uma das maiores alegrias da vida é ser criativo, dedicar-se a algo inovador e útil. O processo de criação pode ser uma montanha-russa de subidas e descidas, de êxtases e desesperos antes de chegar à recompensa. Uma característica importante nos profissionais de hoje é que devem saber trabalhar em equipe. Há pessoas de todos os tipos, tamanho, cor, idade, gênero e temperamento, mas para atingirmos nossos objetivos devemos aprender a trabalhar e aceitar a diversidade das pessoas. Devemos superar nossas adversidades, a forma como reagimos a ela é o que determina, em grande parte, se vamos ou não atingir os objetivos propostos. Elas nos desafiam, nos ensinam e nos fazem ir mais longe.
Reduzir as exigências impostas em nós mesmos é outro ponto importante. Palavras como cansaço, correria, sobrecarga, tensão e excesso de trabalho se amontoam para formar a frase “eu preciso viver melhor”. São muitas escolhas e muitas decisões em pouco espaço de tempo, por isso devemos estabelecer metas, fazer escolhas, ser disciplinados e focados nos nossos objetivos, assim é possível conseguir uma vida com a harmonia, a satisfação e a realização que tanto buscamos.
Finalizo com um importante conselho: aumente sua chama interior e não desperdice energia desgastando-se com o que não lhe interessa. Agora que você está pronto, é só repensar suas escolhas.
* Paulo Kretly é presidente da FranklinCovey Brasil e reconhecido palestrante em liderança, gestão e produtividade pessoal e interpessoal, é especialista em gerenciamento do tempo e vem cativando milhares de pessoas e organizações que o procuram com o desejo de manter suas vidas pessoal e profissional equilibradas. Autor de duas obras, entre elas “Deixe um legado”. Atualmente está em Moçambique e Angola, na África, atuando como voluntário.

10 comentários:

  1. Lindo,Jorge!

    Realmente temos que pensar nas nosas escolhas,pois delas depende nosso destino!

    E nós ,de alguma forma,somos os responsáveis por essa escolha dos caminhos a seguir.

    Já recebi sua atualização,viu?

    E seu blog já está no post "seguidres" da categoria com esse nome no meu.


    Bjs e parabéns,querido e novo amigo


    Donetzka

    ResponderExcluir
  2. Nem sempre refletimos sobre as escolhas e fazemos opções muito precipitadas, em vista da necessidade de escolher caminhos, rapidamente (rss). É muito bom o texto de sua postagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jorge :)
    Que texto interessante...
    De fato,nossas escolhas definem nossos caminhos,e portanto nosso futuro.
    A frase que mais gostei foi essa:
    'Reduzir as exigências impostas em nós mesmos é outro ponto importante';
    (tenho exercitado isso,e funciona!!).
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  4. O texto diz tudo. O problema é quando fazemos escolhas erradas e nada disso funciona. Então é zerar e começar tudo de novo.
    Destaco esse frase :Sem foco, coragem, autoconfiança e disciplina não conseguimos atingir nossas metas. Devemos assumir o controle de nossas responsabilidades para a concretização de nossos objetivos.
    Assumir a responsabilidade.
    Beijos e o desejo e um inicio de semana com Força e ´fe.


    ResponderExcluir
  5. Jorge.Já comentei esse ótimo post!

    Visite meu blog,leia o último post.

    Estou esperando que todos os amigos se unam em oração.

    Bjs e lindo domingo

    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge
    Ótimo texto. Realmente precisamos fazer escolhas, gostei da frase: "uma das maiores alegrias da vida é ser criativo, dedicar-se a algo inovador e útil." Um forte abraço.


    ResponderExcluir
  7. Jorge
    Seu texto é muito bom. Na época em que trabalhava, um dos princípios era sempre trabalhar com honestidade e gratidão. E dividir tarefas entre os colegas de trabalho exigia além de criatividade muita humildade disciplina e senso de responsabilidade.
    Com esses princípios nada pode sair errado. O que atrapalha para muitos são os medos de tomar decisões e não conseguir alcançar os resultados pretendidos.

    Um bom domingo
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola Jorge, bom dia! obrigada pelo comentário em meu blog!
    Muito legal o texto sobre as escolhas!
    Eu já tive que fazer muitas escolhas em minha vida...
    Graças a Deus, hoje olho pra trás e vejo que fiz as escolhas certas!
    Um grande abraço e um ótimo fim de semana.
    Que Deus o abençoe!
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,Jorge.Lindo demais,como já comentei.

    Não vi post novo seu,querido amigo.

    E caí no google pq no meu blog o comentário funciona com a opção de perfil nome e url.

    Obrigada pelas visitas.Sempre estará nos meus favoritos.

    Volte breve!

    Bjs e linda semana

    Donetzka


    DonetzkaTextoseImagensLindas

    ResponderExcluir
  10. Muy de acuerdo con el texto. Hay que meditar nuestras decisiones para vivir mejor, lo conveniente es siempre buscar la sabiduría.
    Saludos
    David

    ResponderExcluir

Precisando de Serviços de despachante? Procure "J.P Despachante"

Realizamos:

Contrato de locação, Alteração Contratual, Distrato Social, CNPJ, Inscrição Estadual, Legalização de Empresas, Certidões, Procurações, Escritura de Imóveis, Escritura de Doação, Inventário Extrajudicial, Divórcio Extrajudicial, União Estável e Sicaf.

Contatotos: (21) 3361-1490/7706-8090/id 12*343942
E-mail: lupepereira@ig.com.br
 

Mente Aberta Copyright © 2013 | Template design by Jorge Luiz | Powered by Blogger Templates